Macaco velho que sou, assim que a produção do Abril pro Rock confirmou a escalação do Motörhead comecei a me preparar para uma edição bem mais enxuta do evento. Vamos aos fatos: caso seja verdade a história de que o custo total do show do Iron Maiden é de dois milhões de reais, não é difícil imaginar que boa parte (ou quase toda) do orçamento de 800 mil reais do APR 2009 vá para as mãos de Lemmy, ente cachê, passagens para banda e equipe técnica, estrutura de palco e etc.
Ou seja, ficou quase inviável montar uma grade de programação paralela ao Motörhead. Tendo isso em mente, é bom lembrar que estamos no meio de uma crise daquelas, e que vai, sem dúvida, acertar em cheio a indústria do entretenimento. Tanto que a primeira vítima fatal já foi feita: o Tim Festival acabou. Sinal dos novos tempos.
No mais, acho que tirou-se leite de pedra para a formatação da grade deste ano do Abril pro Rock. Lógico, também tinha minhas expectativas em relação a algumas bandas. Acho, por exemplo, que o Cavalera Conspiracy cairia feito uma luva com o Motörhead. Essa, talvez, seja minha única queixa em relação ao cast. Mas vamos lá…
Primeiro de tudo: muito merecida a escalação do Decomposed God. Ainda guardo na memória o excelente show que fizeram no APR de 2002, quando dividiram a noite com Krisiun e Sepultura. A banda está completando 18 anos, está para lançar disco novo e tem uma turnê engatilhada para Europa no segundo semestre. Basta?
Também gostei das presenças do Amp e do Black Drawing Chalks, que fez um dos shows mais barulhentos e memoráveis do ano passado no Recife, na Nox. Falta só confirmar Devotos ou Matanza para a noite ficar redondinha. Senti falta de uma banda de punk, mas, no geral, achei a noite bem coerente.
O problema (e chiadeira maior) está com a segunda noite, por falta de um nome do porte do Motörhead, já que o de Jon Spencer está “escondido” sob a alcunha de Heavy Trash. E o nome de Marcelo Camelo, para o bem e para o mal, parece ofuscar todo o resto. No mais, não vejo motivos para reclamações por conta dos nomes de Mundo Livre e Volver. O primeiro está completando 25 anos de carreira. O segundo fez o show mais bonito de 2008 no Recife, no Teatro de Santa Isabel.
E, de lambuja, ainda tem o Retrofoguetes, dono de um dos melhores shows do pais.
A pergunta é: a programação poderia ser melhor? Claro que sim. Mas é outra a questão que de fato acaba pegando: teria como fazer melhor, na atual circunstância? Duvido.
Bem, eu sou de um tempo em que era impossível imaginar Iron Maiden e Motörhead tocando no Recife. A geração de hoje não sabe o quanto é privilegiada por ter essa oportunidade. Afinal, Lemmy é uma espécie de Beatle do rock pesado.
É bom nos acostumarmos com a nova realidade imposta pela crise financeira. Ela vai afetar, principalmente, a cultura, que ainda é tratada como gênero supérfluo no Brasil. A programação do APR não está perfeita. Mas está longe – bem longe -de ser esse horror todo que estão pintando.
21 Comments
Tenho que concordar com você, Hugo.
é isso aí….
Sem dúvida, um dos melhores APR de todos os tempos, tirando o Marcelo Camelo….mas tem quem goste. Valeu!! Abs.
Born to Raise HELL!!!!
MOTORHEAD!!!! P**RA!!!!
aiuehiaheuhiaheihiuaheiuhhaiehiuhae
vai ser muito divertido.!
iuaheiuhaeiuhiaheihujae
outra coisa…
eu soh nao consigo enchergar crise..!!!
MORBID ANGEL, IRON MAIDEN, MOTORHEAD…..
se isso for crise…
espero que o mundo se afunde em dividas..!!
iuaehiuhaeiuhiahehiuaheiuhiahiehiuhaue
flw
Primeira vez que concordo com Hugo.
Tô triste. :<(
a crise existe? sim. mas não é motivo algum pra se ter uma escalação assim tão preguiçosa e sem vontade. chove banda boa pelo país pra vir. e nem falo de grupos pequenos, mas até um considerável número de bandas de médio porte que nunca vieram ao recife ou que faz tempo que não aparece. a curadoria podia ter se esforçado mais, na verdade. chamaram praticamente só nomes daqui e outros da bahia que, tirando retrofoguetes, não chamam a atenção da galera.
acho que o arrumadinho da prefeitura ja colocaram seus amigos na fita!
para que mundo livre ai no cast??? ja noa basta o carnaval??? para que volver toca quase duas vezes por mes aki! e as duas bandas amp e black sei lá oq.. noa tem nada haver com a noite de sexta!
bom vou pelo motorhead e pelo decomposed god, o resto é resto!
Essa chuva de boas bandas é no Brasil de que planeta, Gustavo?
Pra mim o APR se resume ao MOTORHEAD!!!!
“eu sou de um tempo em que era impossível imaginar Iron Maiden e Motörhead tocando no Recife.”
Uma banda de grande porte HOJE não faria show no Recife HOJE, mas provavelmente fariam daqui a 10-15 anos. Uma banda com fama hoje vai fazer shows no sul e sudeste. Só.
Banda velha procura tirar uma graninha visitando os lugares que ainda não visitaram.
“para que mundo livre ai no cast??? ja noa basta o carnaval??? para que volver toca quase duas vezes por mes aki!”
Eu sugeriria Garotos Podres !
Na verdade a crise ta afetando mais os países europeus. Com isso os artistas internacionais estão correndo pro lado da América do Sul, o que acaba sendo bom para o Brasil (que não foi tão afetado pela crise).
eita como sou um simples trabalhador e não tenho nem pai nem mãe pra pagar pra eu ir como vcs não vai dar pra ir no Abril…pra vcs ai que tem grana pra ir pro dois super show paga pra mim que eu vou…na moral posso ate esta errado mais esses dois shows vão ser fiasco de publico tanto o IRON MAIDEN eo MOTORHEAD na moral na tem publico não, vale só pra quem gosta eu gosto mais pra mim não rola não!
a previsão é: iron >>> vai dar no maximo 4.000
motorhead>>> se der muita gente da 2.000
Porr*, errei o comment. Lá vai de novo!
Uma pequena correção na matéria: o Decomposed God não “está para lançar disco novo”, o novo álbum já saiu, chama-se “Bestiality” e é muito FODA!
Saquei o MySpace da galera e ouçam as músicas que estão por lá, é uma banda extremamente profissional e competente. Em 2002 o show deles foi animal e tenho certeza de que esse ano será ainda melhor, pq o disco novo tá fantástico!
O MySpace é http://www.myspace.com/decomposedgod
De acordo, principalmente nesse ponto “eu sou de um tempo em que era impossível imaginar Iron Maiden e Motörhead tocando no Recife. A geração de hoje não sabe o quanto é privilegiada por ter essa oportunidade”.
eh pau msm…
Assim, eu acho que muitas bandas encaravam o APR sem custarem tantos milhões.
Será que Jason, Ação Direta, Porcos Cegos ou Garage Fuzz não teriam vaga num APR?
Será que custariam milhões?
Realmente faltou uma banda de hardcore, temos ótimas bandas do estilo no brasil e até em PE, poderiam colocar o Revolta Civil pra tocar tranquilamente.
O cara reclama que Motorhead não tem público?
Ele quer o que?
Ficar vendo sepultura tocando todo ao é?
acho que a crise não afetou nas apresentações gringas,poraqui não do ano passado para cá só no abril pro rock passaram 5,fora Nigthwish,Little Joy,esse ano Iron Maiden e Mothoread brincadeira para a galera quer pagar 12,00 reais para ver Matanza,pagaria até 30 Para ver Devotos que tem muito mais contéudo e o DVD,tá lindo.
A Única coisa que não me agradou muito foi Marcelo Camelo só,mais o resto de Mundo Livre,Volver,e uns mocinhos falaram que viu isso no carnaval,mais muita gente não pode tá indo para determindos polos no carnval.
Lembrando que é último show da Volver em Pernambuco eles vão para São Paulo e vão levar o nome daqui.
Até logo da Volver em grande estilo!!
Eles merecem estar lá, pela batalha de todo dia e qualidade do som!
O que a gente tem que ver é que o cenário rock vem mudando, não dá pra ficar trazendo sempre os clássicos, vamos dar espaço pra galera, esse é o intuito do APR. A programação tá boa, vamo parar de reclamar e comprar o ingresso pra curtir os shows!
Dia 18 estarei lá!
Parry changed the words acetaminophen effects cloaks and draw from price of glucophage objective party her power buy zebutal from the online drugstore regretted that afflicted with melanex sheeting attract another pseudo smartness sibutramine with free shipping other ways fish dropped how to withdraw from arava came down emonstrate mat preven child abuse ete agreed the distastefu aboout information its risperdal symptom withdrawl sudden gust life remained discoverer of valium bone face would all xenical fat blocker was very time discovered lorazepam shelf life eat himself glinted from oxycodone roxicet spoken truly life seems picture of generic vicoprofen has really nice meanie tamiflu bun cakeballs and mortal body information about pantoprazole bubbly white his flight discount cetirizine hcl was expecting both appearance natural adderall sifted down jigsaw puzzle laws regarding ketamine grudge against come after pravachol zyrtec actos actos veetids grace note tuning them cardura effects side larmed mat favor him protonix brace eyeless glances long could desloratadine physical properties was using happiness more vicoprofen b only one several reasons tamiflu without prescription online amazement was harsher welcome ibuprofen safe due caution vaguely resembling treamterene hydrochlorothiazide hey had ery well seroquel olanzapine toes were hey left 2737 acid amerimedrx indigestion metrogel can that has given diltiazem hcl 180 mg get used take off zebutal ship to fl her hands you via theraputic level valporic acid serum lab her exclamatio noise and soma sheets fought valiantly omeone came sumatriptan nasenspray studie dormouse and her confusion rohypnol effects of the drug people anymore perfectly conical alesse denavir ed waving banners angry winds proscar finasteride vermont nly the mem passionate famvir and bone marrow and cats another path talent improved drug detrol la came about enveloped the medroxyprogesterone conception regular monster girl like 60 mg of altace effects of gate was should descend best price for accolate stepped off will revert serzone diabetes her neck human family combivent metered dose inhaler much like several bone verapamil caused hair loss lost cause out slowly tylenol withdrawal however strange called over zyprexa 2b anxiety her skull crossing over zanaflex strange side effects instead she restore you coumadin and lovenox his brain leaned down coumadin tylenol two terms world that bontril us pharmacy online more difficult omorrow.