release:
Fundarpe divulga programação de maio do Observa e Toca Malakoff
Iniciativa, que visa dinamizar um dos equipamentos culturais mais importantes do Recife, segue com shows, palestras e curso de capacitação na área de música
No segundo mês do projeto Observa e Toca Malakoff a programação gratuita está repleta de palestras, shows e curso técnico. Realizada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a iniciativa traz, em maio, apresentações de nomes consagrados de nossa música, sem se esquecer dos novos talentos e da realização de atividades de formação.
Neste sábado (2), o público poderá conferir, a partir das 16h, a palestra Turnê Internacional, com Fábio Mozine (Mukeka di Rato) e Melina Hickson, com mediação de Evandro Sena, da Coordenadoria de Música da Fundarpe. A principal atração do palco será o cantador Santanna, que faz show às 17h30, seguido de Joãozinho do Acordeom e Gabriel Sá.
CAPACITAÇÃO – Já estão abertas as inscrições para o segundo curso oferecido pela Coordenadoria de Música da Fundarpe, desta vez, sobre Direito Autoral na Música. Os interessados devem se dirigir à Torre Malakoff, até dia 5 de maio, das 14h às 17h. No ato, só é preciso comprovar atuação na área musical. As aulas – que acontecerão às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h – serão lecionadas pelo músico e, também, advogado Adriano Araújo. O público-alvo são produtores culturais, músicos, compositores e técnicos da área da música.
Araújo é membro do Conselho Nacional de Política Cultural e professor do curso de Produção Fonográfica na Faculdade Barros de Melo (Aeso). O curso irá promover discussões conceituais sobre o assunto e buscará, ainda, compreender os fundamentos do tema. De acordo com Araújo, o assunto ainda é pouco estudado no Brasil e, por isso, precisa ser expandido para que todos aprendam a lidar com situações complexas e específicas. “Essa disciplina não consta em grades curriculares dos cursos de graduação da área Jurídica, tampouco nas escolas de música e artes, em geral”, disse o advogado.
SOPA DE AUDITÓRIO – No domingo (3 de maio), é a vez da Torre Malakoff receber o programa Sopa de Auditório, comandado pelo apresentador Roger de Renor e que conta com apoio da Fundarpe. A partir das 16h30, quem sobe ao palco é a “big band” olindense Orquestra Contemporânea de Olinda, com seus grooves latinos, afro beats e ritmos pernambucanos. Composta por 12 músicos o grupo tem conquistado o público das cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Dividindo a programação, a banda finalista do mês de abril do projeto Observa e Toca Malakoff, A Banda de Joseph Tourton, também faz show.
PROGRAMAÇÃO TORRE MALAKOFF DE MAIO
Observa e Toca Malakoff
02/05
Palestra
16h – Turnê Internacional
Convidados: Fábio Mozine e Melina Hickson
Mediação: Evandro Sena
Shows
17h30 – Santanna
18h30 – Joãozinho do Acordeon
19h20 – Gabriel Sá
09/05
Palestra
16h – Qual o papel da OMB?
Convidados: Gaspar Andrade e Waldemar Pedra
Mediação: Evandro Sena
Shows
17h30 – Volver
18h30 – Cefaléia Titânica
19h20 – Malvados Azuis
16/05
Palestra
16h – Novas possibilidades de divulgação
Convidados: Jarmeson de Lima e Jarbas Jacome
Mediação: Evandro Sena
Shows
17h30 – Geraldo Maia
18h30 – Nóis e A Máquina
19h20 – Pra Mateus Poder Dançar
23/05
Palestra
16h – O papel do músico hoje
Convidados: Silvério Pessoa e Jacques Waller (Rabujos)
Mediação: Evandro Sena
Shows
17h30 – Filipe Mukenga e Vadú
18h30 – Mestre Galo Preto
19h20 – Ska Maria Pastora
30/05
Palestra
16h – Leis de Incentivo
Convidados: Carla Valença e Jorge Clésio
Mediação: Evandro Sena
Shows
17h30 – Banda Filarmônica de Paudalho – 22 de Novembro
18h30 – Drone Monster
19h20 – Monodecks
CURSO DE DIREITO AUTORAL NA MÚSICA
Inscrições: até 5 de maio
Local: Torre Malakoff
Horário: 14h às 17h
Início das aulas: 12 de maio
Término: 11 de junho
Quando: Terças e quintas-feiras, das 9h às 12h
Professor: Adriano Araújo
SOPA DE AUDITÓRIO
Data: domingo (3 de maio)
Local: Torre Malakoff, Bairro do Recife
Horário: 16h30
Entrada Gratuita
One Comment
Como é feita a seleção destes artistas??
Gostaria de participar do evento.A quem me dirijo ?
Grata,
Karynna Spinelli
9665 9847