Guia para o segundo dia de shows da FMB 2009

SEPULTURA! SEPULTURA! SEPULTURA!!!

Sepultura (divulgação)

Nosso guia dos shows de hoje no Marco Zero:

Segundo dia de shows da Feira da Música Brasil no Marco Zero
Quinta (10/12/2009)

19h00 A Trombonada
expectativa do reciferock!: 7 – ótimo time de metais que deu azar de abrir a noite e provavelmente tocará para um Marco Zero ainda vazio. (hugo montarroyos)
último show no recife: (Alguém sabe? Quinta do Galo? Carnaval 2009?)
release: Formado por Nilsinho Amarante, Jorge Guerra, Cléber Silva, Esli Lino e Adelson Lins, o grupo conta ainda com a colaboração dos músicos Paulinho Barreto (teclado), Júnior Big Bass (baixo), Márcio Branco (guitarra) e Tadeu Guimarães (bateria). Lançou seu primeiro CD em 2009, “De Madrugada”. As 12 faixas do álbum apresentam autorias do próprio quinteto e do líder do grupo, Nilsinho Amarante, do compositor Nilson Lopes, bem como interpretações e participações, tanto de A Trombonada como dos convidados Naná Vasconcelos, Silvério Pessoa, Léo Gandelman, Bocato, Serginho Trombone, maestro Spok, os professores Radegundis Feitosa e Gilberto Cabral, Genaro, Toninho Ferragutti, Marcos Arcanjo, Yuri Queiroga, Gilberto Pontes, Fabinho Costa e Enock Chagas, dentre outros. Destaque para os ritmos pernambucanos e de outras influências instrumentais.
links: www.atrombonada.com.br

nina becker (divulgação)

19h40 Nina Becker
expectativa do reciferock!: Dez pela beleza menos três por cantar na chatíssima Orquestra Imperial e menos quatro por ser incluída nessa onda de “nova musa da mpb”. Nota: 3! pegou final! (guilherme moura)
último show no recife: NUNCA!
release: Nina Becker é cantora e cenógrafa carioca. Fez design gráfico e já estudou corte, costura e modelagem. Participa da Orquestra Imperial ao lado de músicos cariocas como Kassin, Thalma de Freitas, Moreno Veloso e Rodrigo Amarante, entre outros. Interpreta canções de compositores de sua geração, como Renato Martins, Domenico Lancelotti, Moreno Veloso, Diego Medina e Pedro Sá, além de canções de Jorge Mautner e Nelson Jacobina.
link: www.myspace.com/ninabecker

20h20 naurÊa
expectativa do reciferock!: 3 Fizeram um show morno no Porto Musical. Voltam pro Recife 5 meses depois. Será que melhorou? (guilherme moura)
último show no recife: Em junho/2009 no Porto Musical.
release: Formada em novembro de 2001, em Aracaju, a naurÊa toca basicamente o que chama de Sambaião, uma mistura de samba e baião. A banda recebe informação musical de várias partes do Brasil e do mundo No entanto o que tem se evidenciado na naurÊa é sua vocação para cruzar as fronteiras de Sergipe.
link: www.myspace.com/naurea

21h00 Milocovik
expectativa do reciferock!: 7 The Rakes + letras em espanhol /inglês / francês + uma música chamada “Daniel Johnston” – que deve valer uns 10 pontos :P (guilherme moura)
último show no recife: NUNCA!
release: Claudio, Gustavo, Toni e Tonini são amigos que decidiram formar uma banda em 2006. Eles estavam no Bar Balcão, em São Paulo, quando falaram sobre Milocovik pela primeira vez e marcaram o ensaio inicial. Tudo se tornou irreversível alguns meses depois, quando eles terminaram seu primeiro single, a música em três línguas diferentes “Perro Negro”. Com letra em espanhol, inglês e francês, tornou-se o single de apresentação do Milocovik. Sex Pack foi o primeiro álbum, com seis músicas que incorporam um pouco de indie rock com base e idéias inspiradas no design, ilustrações, cinema, algumas revistas underground, cultura urbana, além de qualquer tipo de cenário de pop ou alternativo. Partindo desse primeiro trabalho, Milocovik têm se envolvido com artistas locais como Televisão de Cachorro, TudiCofusi, Refluxo, Mono4, Visca e Bazar Pamplona por exemplo.
link: www.myspace.com/milocovik

jupiter appler (div)

21h40 Júpiter Maçã
expectativa do reciferock!: 8 – Júpiter Maçã + Thunderbird + Astronauta Pinguim… se preparem pro que vai sair dessa mistura (guilherme moura)
último show no recife: Abril Pro Rock 2008 – Abril/2008
release: Ex TNT e Cascavelletes, Flávio Basso inicia carreira solo no folk, sob o pseudônimo de Woody Apple. Em pouco tempo já estaria eletrificando seu som, transformando-se em Júpiter Maçã. Um ano após, gravaria o seu primeiro álbum, o psicodelíssimo “A 7a Efervescência”, no final de 1996, ganhando grande destaque nos principais jornais culturais do Brasil. Na década seguinte, o disco foi eleito o maior e mais expressivo disco de rock do Sul do Brasil de todos os tempos e um dos 100 maiores álbuns de música brasileira da história, pesquisa feita pela revista Rolling Stone. Em 1999, segue com o delicado e bossanovista “Plastic Soda”, premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), a partir daí, passou a assinar como Jupiter Apple. Seus trabalhos seguintes também alcançaram boa repercussão. “Hisscivilization” (2002), “Bitter” (2007), com blues, folk rock e “músicas de pirata” e “Uma tarde na fruteira” (2008), lançado também na Europa pela Elephant Records. Em 2009, com nova formação de banda (Thunderbird/baixo, Dustan Galas/guitarra, Astronauta Pinguim/piano e órgão, Felipe Maia/bateria) e residindo em São Paulo, o Mr. Maçã lançou o single “Modern Kid”, do qual já se pode conferir o clipe, que esteve concorrendo ao VMB deste ano na categoria videoclipe do ano, e apreciar o áudio no site da Trama Virtual.
link: www.myspace.com/jupiterapple

André Abujamra (divulgação)

22h20 André Abujamra
expectativa do reciferock!: 8 Um músico de sonoridade única e autor de várias – e boas – trilhas sonoras para tv e cinema (hugo montarroyos)
último show no recife: NUNCA!
release: Cantor, compositor, multi-instrumentista e ator brasileiro. É filho do diretor de teatro e ator Antônio Abujamra. Montou, na década de 1980, junto com Maurício Pereira, a banda Os Mulheres Negras. A banda produzia pop rock experimental com instrumentos eletrônicos. Lançou 2 CDs, Música Serve para Isso (1988) e Música e Ciência (1990). Depois disso, a banda se dissolveu. Após, André Abujamra participou da banda Karnak. Hoje atua em carreira solo, já preparando o segundo CD.
link: www.myspace.com/andreabujamra

23h00 Macaco Bong
expectativa do reciferock!:5 – O show é ótimo, mas esse deve ser o quinto ou sexto show deles por aqui nos últimos 12 meses. Vamos esperar novidades. (guilherme moura)
último show no recife: NUNCA! brincadeira :P Mês passado eles tocaram na Rua da Moeda de graça.
release: Power trio de Cuiabá (MT), fundado em 2004, é um dos programas do Instituto Cultural Espaço Cubo e baseia-se na desconstrução dos arranjos da música popular em seus formatos convencionais, aliada à linguagem das harmonias tradicionais da música brasileira com jazz/fusion/pop e etc. Já circulou nos principais festivais de música do Brasil (além de Argentina e Canadá) e teve seu cd “Artista Igual Pedreiro” eleito o melhor de 2008 pela revista Rolling Stone Brasil e lançado na Argentina pelo selo Scatter Records.
link: www.myspace.com/macacobong

Mundo Livre S/a (divulgação)

23h40 Mundo Livre
expectativa do reciferock!: 7 – O show deles é sempre uma incógnita: pode ser muito bom ou muito ruim. O de hoje contará com Leo D (Mr Mouse) nos teclados como convidado da banda (hugo montarroyos)
último show no recife: Em novembro no Uk Pub, antes teve o Abril Pro Rock 2009
release: Mundo Livre S/A é uma banda nascida em 1984 em Recife, PE. O nome foi retirado do personagem de TV Agente 86, que fazia diversas apologias ao mundo livre. Nasceu no bairro de Candeias, em Recife, mesmo lugar em que foi redigido o manifesto Caranguejos com Cérebro, marco do Movimento Mangue, que prega a universalização/atualização da música pernambucana. Fred Zero Quatro, vocalista do Mundo Livre S/A, foi o autor do manifesto, juntamente com Renato L. e Chico Science. O Mundo Livre foi uma das bandas fundadoras do movimento Manguebeat.
link: www.mundolivresa.com

00h40 Sepultura
grau de interesse reciferockeano: 100! SEPULTURA! SEPULTURA! SEPULTURA! (todos no coro)
último show no recife: Em agosto/2009 com Angra, olha a cobertura.
release:
SEPULTURA! SEPULTURA! SEPULTURA!

Amanhã contamos como foi :)

Posted quinta-feira, dezembro 10th, 2009 under Destaques, Notícias.

3 comments

  1. Jose Brasileiro says:

    Opa, a intençao e boa porem este guia e lançando muito encima da ora e nao ajuda muito, em tempo digo o show sepultura foi classico, e o de andre ajuramra atrauiu muitas gatas

  2. brutalidade total o show, caos reinou no marco zero….