APR2010: Abertas inscrições para oficinas gratuitas

As aulas ocorrerão do Centro Cultural dos Correios, Bairro do Recife, de 12 a 24 de abril.

Abril Pro Rock 2010 - plano b)

Abertas as inscrições para oficinas do Abril Pro Rock

Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Qualificação promovidas pelo festival Abril Pro Rock 2010, em parceria com a Secretaria Especial da Juventude e Emprego do Governo de Pernambuco. As vagas são limitadas e os interessados pode se inscrever até o dia 06 de abril. As oficinas são gratuitas. Haverá uma seleção dos inscritos. Serão analisados o questionário, adequação aos pré-requisitos das oficinas e preenchimento completo da ficha de inscrição (disponível no www.abrilprorock.info/oficinas). As aulas ocorrerão do Centro Cultural dos Correios, Bairro do Recife, de 12 a 24 de abril. Informações: 81. 4101.1551.

Infos completas:


..:: Oficinas de Qualificação Profissional ::..

Oficinas gratuitas, realizadas em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Especial da Juventude e Emprego.
As aulas, de 12 a 24 de abril, ocorrem no Centro Cultural dos Correios (Av. Marques de Olinda, 262 – Bairro do Recife).

..:: As inscrições ::..
As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas e podem ser feitas até o dia 06/04 (terça-feira).

..:: A Seleção ::..
Critério para preenchimento das vagas: análise do questionário, adequação aos pré-requisitos das oficinas e preenchimento completo da ficha de inscrição.

Clique no link abaixo para fazer a sua inscrição.

| Ficha de inscrição |

..:: As oficinas ::..
» Produção e Gestão Cultural “O Avesso da Cena”
» Produção Coletiva de Capas de Disco em sistemas não digitais
» Técnicas para Sonorização de Shows ao Vivo
» Dicas Práticas de Produção e Divulgação para Novos Artistas
» Como Fazer, Distribuir e Comercializar Música com as Novas Mídias Interativas
» Produção de videoclipes
» Composição e Produção Musical

..:: Detalhes ::..

» Produção e Gestão Cultural
“O Avesso da Cena”

» Romulo Avelar (MG)

Datas: 12, 13, 14 e 15 de Abril | Horário: 9:00 às 13:00h. | Carga Horária: 16h | Vagas: 50

Resumo:
Produtor e gestor cultural, assessor do Grupo Galpão e do Grupo do Beco, já passou por várias empresas como a Fiat e MBR, foi superintendente de cultura de Contagem, diretor de promoção da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes e presidente da Comissão Técnica de Análise de Projetos da Lei de Incentivo à Cultura. Autor do livro “O Avesso da Cena – notas sobre produção e gestão cultural”, irá transmitir informações e conhecimentos fundamentais à realização de projetos e à gestão de carreiras de artistas, grupos musicais e entidades culturais. Visa provocar reflexões sobre os processos de produção e gestão e contribuir para a racionalização de procedimentos, em busca de resultados mais efetivos e maior qualidade nas ações desenvolvidas na área.

Objetivos:
» Provocar reflexões sobre os processos de produção e gestão e contribuir para a racionalização de procedimentos, em busca de resultados mais efetivos e maior qualidade nas ações desenvolvidas na área.
» Proporcionar melhor compreensão do papel e das funções dos produtores e gestores culturais.
» Analisar criticamente a atuação desses profissionais.
» Possibilitar contato do aluno com a linguagem da produção e da gestão cultural.
» Abordar as relações dos produtores e gestores culturais com os artistas, o Poder Público, a iniciativa privada e o público.
» Destacar regras fundamentais para abordagem das empresas em busca de patrocínio.
» Abordar as diversas fases de um projeto cultural (pré-produção, produção e pós-produção) e as ações correspondentes a cada etapa.
» Abordar a aplicação de ferramentas da administração à gestão de grupos e espaços culturais.
» Refletir sobre a manutenção e a sustentabilidade de grupos e espaços culturais.

Pré-requisitos:
» Nenhum.

» Produção Coletiva de Capas de Disco
em sistemas não digitais

» “La Hermandad Del Caos” por Seba (ARG)

Datas: 13 e 14 de Abril | Horário: 9:00 às 12:00h. | Carga Horária: 6h | Vagas: 25

Resumo:
Designer, ilustrador e músico argentino realizará a oficina de Produção Coletiva de Capas de Disco em Sistema Não Digitais, que consiste na criação e produção artesanal de capas de disco com experimentações musicais, edição e publicação na internet do resultado dos trabalhos.

Objetivos:
» Transmitir informações e conhecimentos de criação e produção de capas para disco.
» Apresentar exemplos de capas de discos e casos interessantes para estimular perguntas.
» Reunir o grupo para realizar uma produção coletiva e artesanal de capas de disco.
» Estimular o processo de criação e produção gráficas com materiais alternativos.
» Possibilitar uma interação do processo de produção gráfica e a música através de uma dinâmica de grupo. Os alunos tocarão instrumentos e improvisarão canções para seis capas de discos produzidas e selecionadas na oficina.
» Estimular o pensamento e a desenvoltura criativa.

Pré-requisitos:
» Nenhum.

» Técnicas para Sonorização
de Shows ao Vivo

» Mário Jorge (PE)

Datas: 13, 14, 15 e 16 de Abril | Horário: 14:00 às 18:00h. | Carga Horária: 16h | Vagas: 20

Resumo:
Operador de espetáculos musicais e sócio da Empresa PA Áudio e Eventos, já trabalhou para artistas como Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Alceu Valença, entre outros. Operador de PA da cantora Elba Ramalho, já realizou cursos de Operador de SIM II, da Meyer Sound (RJ e SP), Cursos de alinhamento de sistemas da Meyer Sound (São Paulo) e Curso de alinhamento de sistemas em visita à fábrica da DAS em Valencia, Espanha. Na oficina irá apresentar, dentre outros tópicos, introdução aos sistemas de som para apresentações ao vivo e realizará uma aula prática acompanhando a montagem de som do Festival Abril Pro Rock.

Objetivos:
» Transmitir informações e conhecimentos de sistemas de som para apresentações ao vivo.
» Abordar tópico de alinhamento de sistemas.
» Apresentar procedimentos para equalização de PA e Monitores.
» Abordar técnicas de operação de mesas digitais.
» Repassar informações de mixagem, compressores, gates e efeitos.

Pré-requisitos:
» Conhecimento básico de áudio.

Observações:
Aula prática: montagem de som do Abril Pro Rock.

Rodrigo Lariú (Foto Tatiana Germano)

» Dicas Práticas de Produção
e Divulgação para Novos Artistas

» Rodrigo Lariú (SP)

Data: 16 de Abril | Horário: 15:00 às 18:00h. | Carga Horária: 3h | Vagas: 50

Resumo:
Sócio-fundador da ABRAFIN, há 20 anos à frente da gravadora Midsummer Madness e com 12 anos de experiência como produtor e jornalista. Trabalhou no jornalismo musical na MTV, prestou assessoria para Sony, EMI, Warner e atualmente é gerente de produção do canal PlayTV. Rodrigo irá apresentar na oficina dicas práticas e informações para divulgação de novos artistas.

Objetivos:
» Provocar reflexões sobre os motivos da criação de uma banda e o que se espera dela.
» Mobilizar os participantes a realizarem uma auto-reflexão crítica para sua produção.
» Identificar o que pode estar errado no material, na forma de se apresentar à imprensa e a produtores de shows.
» Transmitir informações e dicas de como dar o nome para uma banda, quantas músicas gravar e como registrá-las.
» Ensinar qual a melhor maneira de divulgar, como fazer contatos com gravadoras, produtores de shows e imprensa.
» Ensinar a formatar arquivos de áudio e texto para enviar pela internet.
» Apresentar bons exemplos de press-releases e kits de imprensa.
» Apresentar listas com endereços de jornalistas e produtores que sempre escutam novas bandas.

Pré-requisitos:
» Nenhum.

» Como Fazer, Distribuir e Comercializar
Música com as Novas Mídias Interativas

» Giordano Cabral (PE)

Datas: 18, 19 e 20 de Abril | Horário: 9:00 às 17:00h (18/04) e 9:00 às 13:00h (19 e 20/04)
Carga Horária
: 15h | Vagas: 50

Resumo:
PhD pela Université Pierr et Marie Curie (Paris VI), pesquisador em Computação Musical e Inteligência Artificial na SONY CSL Paris, IMPA/RJ e Cin/UFPE, fundador da D’Accord Music Software e da MusiGames Studio e professor de introdução à hardwares e softwares de Música da AESO, irá apresentar questões de como a tecnologia modificou a forma de fazer música e a forma de ganhar dinheiro com ela. Como as novas tecnologias permitem fazer música como nunca se fez antes. Como é possível fazer obras musicais que respondem ao ouvinte, que entendem o músico ou que transformam a música em uma experiência mais ampla do que apenas sonora.

Objetivos:
» Responder com exemplos práticos questões referentes à tecnologia/música.
» Apresentar novas experiências musicais.
» Possibilitar o contato temas como: Escala vs. Nicho, Jogos Musicais, Sistemas Interativos e Música dinâmica.
» Apresentar novos meios e formas de distribuição (composições dinâmicas, sites de licenciamento de conteúdo, confecção de loops, criação de conteúdo para jogos, etc).

Pré-requisitos:
» Nenhum.

» Produção de videoclipes

» Pedro Severien (PE)

Datas: 18, 19, 20, 23 e 24 de Abril |Horário: 14:00 às 18:00h (18,19 e 20/04) e 9:00 às 18:00h (23 e 24/04)
Carga Horária:
28h | Vagas: 25

Resumo:
Roteirista, produtor e diretor de cinema. Cursou direção cinematográfica na Academia de Cinema de Nova Iorque, formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e concluiu o mestrado em Produção de Cinema e Televisão na universidade de Bristol (ING). Na oficina realizará um estudo de conceito de conteúdo audiovisual voltado para o domínio de uma gramática narrativa e produzirá, junto com os alunos, um videoclipe.

Objetivos:
» Construir, através de reflexão teórica e dos exercícios oferecidos, uma gramática narrativa audiovisual.
» Explorar as diversas formas narrativas em videoclipes, com ênfase na análise da relação entre som e imagem.
» Discutir questões relativas a manipulação da linguagem audiovisual e a estrutura interna dos filmes.
» Desenvolver processo criativo e aplicá-los em uma produção de baixíssimo orçamento.

Pré-requisitos:
» Nenhum.

Observações:
Aula prática: produção, filmagem e edição de videoclipe.

» Composição e Produção Musical

» Marcelo Birck (RS)

Datas: 22, 23 e 24 de Abril | Horário: 14:00 às 18:00h | Carga Horária: 12h | Vagas: 12

Resumo:
Bacharel em composição pela UFRGS, com dois CDs solo lançados. Fundador da Graforréia Xilarmônica e Band Coaching do festival Coca Cola Parc, traz uma oficina que a partir de um workshop de formação de repertório (usando procedimentos técnicos de composição), será discutida a elaboração de estratégias criativas para inserção em mercados possíveis, abordando tanto as motivações afetivas e estéticas dos músicos quanto o senso pragmático para percepção de contextos adequados. Considerando que caminhos já trilhados em geral são pouco interessantes na prática artística, a ênfase será na busca de soluções inéditas e específicas, de forma a tornar a etapa tão estimulante quanto a própria composição e execução musicais.

Objetivos:
» Criar repertório a partir de exercícios propostos.
» Realizar organização e continuidade de ideias musicais.
» Ensinar técnicas de composição e harmonização.
» Ensinar adequação de letra e melodia.
» Realizar produção em estúdio.
» Abordar definição e gerenciamento de prioridades.
» Repassar estratégias criativas para inserção em contextos possíveis.
» Gravar e mixar os resultados.
» Elaborar de plano de ação para divulgação.

Pré-requisitos:
» Tocar um instrumento com um mínimo de desenvoltura.

Observações:
Aula prática: Estúdio de Gravação

.
..

.
..

Posted terça-feira, março 23rd, 2010 under Notícias.

3 comments

  1. Essas oficinas em dias de semana quebrou quem trabalha! Muita coisa interessante e útil e só podemos lamentar não poder participar. Bem q podia ser nos sábados né!

  2. AAAAAANONIMIN says:

    é so pra vagabundo!
    tu ja viu trabalhador em oficina cultural? rsrsrsr

  3. Hugão como eu faço para entrar nessas oficinas,qunato ao amigo ai de cima que essas oficinas são só para vagabundo a partir de que conceito vc tá tirando isso?
    O amigo ai de cima o Luciano pudia participar mais tem coisa para fazer antes de vc ir chamar os participantes dessas oportunidades de vagambundo ver primeiro você se pode trazer isso para cá e quando deixar um comentário num blog bota meu nome é fulano