Versões: Mundo Livre S/A – “Meu Esquema”

Podem nos chamar de bairristas e o que quiserem mais falar, mas nunca foi novidade pra gente que a música pernambucana está entre as melhores do mundo, não é verdade?

Somos muito sortudos por ter uma diversidade cultural enorme e pelos nossos grandes artitas terem uma qualidade musical acima da média. Não é à toa que hoje eles encantam não só o público brasileiro, mas também os gringos quando fazem turnês por países da Américas Latina e do Norte e Europa.

O mais legal disso é que algumas das músicas dessas bandas viram grandes hinos e acabam sendo regravados por artistas brasileiros renomados. Então, o RecifeRock! tratou de pesquisar e procurar nos lugares mais profundos do oceano releituras de clássicos da música pernambucana.

Gostou da idéia? Pois seja bem-vindo ao Versões!!!

A música escolhida de hoje é do Mundo Livre S/A e faz parte do quarto disco da banda, “Por Pouco“, que foi lançado pela Abril Music em 2000. O álbum traz vários hits como “Mexe Mexe” e “Melô das Musas (Musa da Ilha Grande)“; críticas políticas e ao mercado fonográfico (como em “O Mistério do Samba“) e regravações de Tom Jobim (“Garota de Ipanema“) e Manu Chao (“Minha Galera“).

Meu Esquema” é uma grande declaração de amor de Fred Zero Quatro pra sua esposa, Maria Eduarda, transformada em bossa nova influenciada à João Gilberto e com direito à solos de Flugel Horn e Fender Rhodes. A música foi parar na abertura do programa da musa Luana Piovani na MTV (Tudo de Bom) e até em propaganda das sandálias Azaléia.

Mundo Livre S/A – Meu Esquema

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

A repercussão da música foi tanta que ela chegou aos ouvidos do renomado grupo Exaltasamba, que estava preparando o segundo disco da carreira com um novo vocalista, Thiaguinho, e decidiram regravar e lançá-la. A versão pagode de “Meu Esquema” pode ser ouvida no disco “Esquema Novo“, de 2005.

Exaltasamba – Meu Esquema

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

E aí, o que você achou da releitura do Exaltasamba pra música do Mundo Livre S/A? Tem mais alguma música pernambucana que foi regrava numa nova roupagem? Mande pra gente no reciferock@gmail.com.  Se não, cria a SUA própria versão e manda que a gente publica aqui. Tá aí a letra da música, agora é com você!!!

Meu Esquema (Fred Zeroquatro)
Ela é meu treino de futebol
Ela é meu domingão de sol
Ela é meu esquema

Ela é meu concerto de rock’roll
Nação, minha torcida gritando gol
Minha Ipanema

Ela é meu curso de anatomia
Ela é meu retiro espiritual
Ela é minha história

Ela é meu desfile internacional
Ela é meu bloco de carnaval
Minha evolução…

Galega
Tento descrever o que é estar com você

Princesa
Todos vão saber que eu estou muito bem com você

Ela é minha ilha da Fantasia
A mais avançada das terapias
Meu Playcenter

Ela é minha pista alucinada
A mais concorrida das baladas
Meu inferninho

Ela é meu esporte radical
Poderosa, viciante, mas não faz mal
Meu docinho

Ela é o que meu médico receitou
Rivaldo Maravilha mandando um gol
Minha chapação…

Galega
Nem dá pra dizer o que é estar com você

Princesa
Todo mundo vê que eu sou mais…

Posted domingo, abril 4th, 2010 under Destaques, Versões.

3 comments

  1. eca doido,a versão é muito ruim e a musica em si é do caralho

  2. Pelo menos o cantor do Exaltasamba é afinado, huaeuheauhaehae.

    Mas sem frescura, ficou ruim não, se tirar as vocalizações e gritinhos fica BEM MELHOR que a execução de 04 e sua trupe (principalmente ao vivo)

  3. Desnecessário ssário ssário….
    fica a pergunta:pq???