Curso Música Contemporânea na Fundaj

release:
Inscrições abertas para o Módulo Música do Curso Cultura Contemporânea

A Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco abre inscrições para o curso Cultura Contemporânea: uma introdução – Módulo Música, com o professor Paulo de Tarso Salles da Universidade de São Paulo.O módulo , a ser realizado de 08 a 11 de junho de 2010, integra as ações do Programa Estudos da Cultura e tem como objetivo atender a demanda por formação em arte e cultura contemporâneas, promovendo um curso de caráter introdutório e formativo e, apresentando questões pertinentes ao campo da cultura nas suas diversas linguagens.Composto por cinco módulos : cinema, música, literatura, artes plásticas e dança; a intenção é atingir um público amplo e heterogêneo, ávido por conhecer a cultura contemporânea e entender as suas relações com a história, a economia, a política e outros universos temáticos.Os módulos serão ministrados por profissionais de reconhecida atuação e contribuição nas áreas abrangidas pelo curso, usando uma linguagem clara e acessível.

MÚSICA: MUSICALIDADES  PÓS-MODERNAS

PROF. PAULO DE TARSO SALLES

A música contemporânea mostra um amplo espectro de referências que vão da cultura pop, passam pelo folclore e chegam à música erudita. O desenvolvimento tecnológico influenciou fortemente todos esses aspectos étnicos e culturais e, alterou significativamente a nossa escuta musical em relação ao século 19.    Os meios que a música comumente emprega, sua sintaxe e mesmo as tentativas dos compositores em explicar os processos envolvidos em sua criação talvez sejam demasiado distantes da prática cotidiana da música de mercado que ouvimos nos meios de comunicação.       Este curso pretende esboçar um panorama que vai desde a virada para o século 20, passa pelo cenário do Pós-Guerra e chega ao século 21. Espera-se que ao final os aspectos prazerosos da música contemporânea sejam apreciados, superando a noção de que a arte sonora possa ou deva meramente oferecer entretenimento.

PROGRAMA:

  • A virada para o Século 20: Modernismos.
  • Neoclassicismo: restauração e revolta.
  • Vanguardas: apogeu e declínio. Música na pós-modernidade.
  • Contemporaneidades brasileiras.

PROFESSOR:

PAULO DE TARSO SALLES é paulista, compositor, violonista e pesquisador. Doutor em Música pela UNICAMP(2005) com Mestrado em Artes pela UNESP(2002) e graduação pela Universidade de São Judas (1987). Na década de 90 dedicou-se á música popular, realizando várias gravações e, os CDs Luz Azul (1993) e Poema Brasileiro(1996). Desde 1999, escreve obras musicais diversas que são executadas em concertos, congressos e festivais de música contemporânea. Leciona disciplinas teóricas no Departamento de Música da ECA/USP; desenvolve projeto de pesquisa sobre quartetos de cordas de Villa-Lobos, com apoio da FAPESP e, coordena o PAM  (Laboratório de Percepção  e Análise Musical). Além de ter vários artigos publicados em revistas acadêmicas e congressos de Musicologia, é autor dos livros: “Aberturas e impasses : o pós-modernismo na música” (UNESP, 2005) e “Villa – Lobos: processos  composicionais” (UNICAMP, 2009).

PÚBLICO-ALVO: aberto a todos os interessados

INFORMAÇÕES:

Inscrições: de 27 de maio a 04 de junho de 2010

Serão disponibilizadas 150 vagas.

Ficha de inscrição em PDF

Ficha de inscrição em Word

Baixe uma das fichas de inscrição e envie preenchida para o e-mail  cadif@fundaj.gov.br

Período do curso: 08 a 11 de junho de 2010

Horário: das 18h30 às 22h.

Local: Fundação Joaquim Nabuco/Derby
Rua Henrique Dias, 609 – Derby/Recife-Pe
Sala Aloísio Magalhães – 1º andar

Mais informações: Coordenação de Capacitação e Difusão
Científico-Cultural (CADIF): (81) 3073-6753 / 3073-6659



Posted quinta-feira, junho 3rd, 2010 under Notícias.

Tags:

3 comments

  1. curso para entender o que??
    ah…fundaj…tá explicado….incentivo à cultura, dinheiro público, investimentos….vamo fazer um curso bacana pra todo mundo se atenar na música contemporânea.

    lixo…

  2. A home is just a place to keep your stuff while you go out and get more stuff.