Volver grava novo disco em estúdio da Aeso

Terceiro álbum da Banda Volver é gravado em estúdio da AESO

O novo espaço, já em funcionamento, pretende fomentar a produção fonográfica

Bateria montada, microfones nos lugares, instrumentos afinados no tom ideal: começou a gravação de “Próxima Estação”, novo álbum da Volver. Todo processo acontece durante o mês de novembro no Estúdio das Faculdades Integradas Barros (AESO). A Volver está inaugurando o espaço, que, além de atender as necessidades dos alunos, vai fomentar a produção musical em todo Estado. “Estamos na fase de acabamento final. Equipamentos de ponta foram adquiridos. Além das atividades acadêmicas das graduações da Instituição, a ideia é abrir o espaço para bandas que tenham um trabalho expressivo em Pernambuco, que estejam antenadas com a nossa cultura”, comenta Leo D., diretor de áudio e vídeo.

Leo D., que já produziu para a Volver o premiado clipe “A Sorte”, agora assina a produção do novo disco – com a assistência de Sergio Kyrillos. O atual álbum da banda tem 12 faixas, uma delas é a versão acústica da canção  “Próxima Estação”, que dá nome ao projeto. “Ainda não temos ideia de como vai ficar o produto final, o que queremos é que seja um trabalho mais minimalista, que valorize muito mais as composições”, diz o vocalista Bruno Souto. O grupo é bem autoral, Bruno escreve a maioria das letras: “Falo sobre minhas experiências, coisas que me tocam, que me emocionam. Nossas referências são a Jovem Guarda, o Clube da Esquina, os Beatles… O som da Volver é uma colcha de retalho de influências”.

Grupo – Além de Bruno Souto (vocal e guitarra), a Volver é composta por Fernando Barreto (baixo) e Kleber Croccia (guitarra). Para o novo álbum, dois músicos foram convidados: Rildo Araújo (Rildinho), que grava a bateria das músicas do CD, e Thiago Régis, guitarrista, que faz uma participação especial na faixa chamada “A Dor que Goza”. O selo do projeto ainda não está definido. A previsão de lançamento é no ano que vem, após o carnaval. Todo processo de gravação está sendo registrado no: www.volverproximaestacao.blogspot.com

Carreira – A Volver ganhou, em 2004, o Festival Microfonia, promovido pela Aeso-Barros Melo. Em seguida, a banda não parou mais. Em 2005, veio o primeiro disco: “Canções perdidas num canto qualquer”. Em 2008, os meninos gravaram  “Acima da Chuva”, um marco na carreira do grupo. Depois desse álbum, os integrantes saíram de Recife e aportaram em São Paulo, ampliando o trabalho nacionalmente. Recentemente, a Volver participou do SWU, um dos maiores festivais da atualidade.

Estrutura – O Estúdio de Gravação da Barros Melo, conta com três salas: a técnica, onde trabalham os operadores de áudio; a de gravação, que é a principal, onde os músicos manipulam os instrumentos; e a de apoio. Os computadores possuem os programas Logic Pro e Pro Tools. Os pré-amplificadores são da PreSonus. O espaço surge com uma proposta inovadora em Pernambuco: estimular a divulgação da cultura local por meio do trabalho de bandas com estilos diversos. Os detalhes desta parceria serão apresentados até o final de 2010, em edital público, lançado pela AESO-Barros Melo. A proposta da instituição é apoiar o trabalho dos grupos musicais, cedendo o estúdio para as gravações. Para acompanhar as informações sobre o processo seletivo: www.barrosmelo.edu.br

Confiram as faixas do novo disco da Volver:

1. Próxima Estação
2. Mangue Beatle
3. Simplesmente
4. Saudades do Verão
5. Mallu
6. A Dor Que Goza
7. Gente
8. Amargo
9. Marizabel
10. Ana
11. Sincero
12. Próxima Estação (acústica)

Posted quarta-feira, novembro 17th, 2010 under Notícias.

Comments are closed.