Resenha: Anjo Gabriel – O Culto Secreto do Anjo Gabriel

O Ministério da Saúde adverte: se você é impaciente, mantenha distância deste disco. Caso paciência seja uma de suas virtudes, prepare-se para uma viagem sem volta ao lado mais obscuro e sombrio de Jimmy Page, do seu ocultimo e de seu flerte com a magia negra. É trilha sonora para viagens, sejam elas de carro, navio, avião ou psicodélicas. Mais de uma hora e seis minutos percorridos na sinuosa estrada de seis músicas instrumentais, com um vocalzinho ou outro aqui e acolá no meio do caminho. Chato? Depede de você. Do seu estado de espírito e de seu grau de entrega. Pode ir do fascínio ao tédio. De minha parte, a sensação é de tremendo bem estar ao ouvir cada nota de guitarra, cada teclado viajado, cada acompanhamento de baixo e bateria.

O Anjo Gabriel parece congelado nos ano 1970. Eis o seu charme. Principalmente ao vivo, pois seus integrantes parecem saídos de outro planeta. Absolutamente fora de contato com a realidade. E, careta do jeito que a realidade se impõe, é um alento que, em plenos 2010, ainda existam bandas como o Anjo Gabriel.

Se você quiser uma definição curta e grossa, ela é mais ou menos assim: pegue o Led Zeppelin e o deixe ainda mais chapado. Componha faixas com mais de dez minutos de duração. E, em cada uma delas, visite os pontos extremos de uma viagem musical: suavidade e agressividade. Leveza e densidade. Calmaria e turbulência. 

O Anjo Gabriel havia lançado um álbum cujo título entregava tudo: Manual Prático de Psicodelia. Aqui, não há manual, guia, norteamento. O ouvinte que se vire e que se perca a cada segundo de O Culto Secreto do Anjo Gabriel. E, quer saber? Nunca foi tão bom se perder por aí.

cotação – ótimo

Posted quarta-feira, dezembro 1st, 2010 under Notícias.

7 comments

  1. Gostaria de saber mais informações sobre esse cd: quem toca com JP, onde foi gravado e se possível onde posso adquiri-lo. Abraços!

  2. Hugo Montarroyos says:

    Julio, eu achei a sonoridade da banda parecida com o som que o Jimmy Page fazia no Led na época em que estava envolvido nos estudos da magia negra. Recomendo a leitura da ótima biografia escrita pelo Mick Wall – “Led Zeppellin – quando os gigantes caminhavam sobre a terra”.

    Você encontra mais informações sobre o Anjo Gabriel e seu trabalho no http://www.myspace.com/bandaanjogabriel

    E o contato deles, acho que pra vendas também, é ripohlandya@gmail.com

    Abraço!

  3. a capa ficou massa. essa é uma banda que representa o rock! de verdade.

  4. Zé bundinha says:

    chapation

  5. Onde eu posso comprar esse disco? esse é o vinil ou cd ?

  6. onde se pode comprar?

  7. Voce pode baixar em: http://soundcloud.com/anjogabriel/ , por enquanto é o CD, o Vinil ta pra sair e vem com + 2 musicas inéditas.