Tapa na Orelha – Fundarpe e a síndrome de Rubens Ricupero

Por Hugo Montarroyos em 4 de janeiro de 2011

Sempre gosto de contar essa história aos mais jovens, pois ela ilustra perfeitamente como o poder age no Brasil, desde Cabral até o dias vindouros. Em 1994, o então Ministro da Fazenda Rubens Ricupero – este senhor na foto, em reunião informal, sem saber que estava sendo gravado, solta a seguinte pérola: “eu não tenho escrúpulos”. A frase, captada por parabólicas, foi um sucesso. Lula, então na oposição, fez a festa com ela.

Pois bem, sabe qual foi o castigo de Ricupero? A embaixada do Brasil na Itália. Uma tremenda mamata em Roma, onde tinha um vidão às custas dos cofres públicos e esperava o caso esfriar para voltar lépido e faceiro para o Brasil como se nada houvesse acontecido. À época, o jornalista André Forastieri escrevia na Folha de S.Paulo que, com essa decisão de “castigar” o Ricupero, sua vontade era “colocar fogo em tudo e sair rindo por aí como o Beavis e o But Head“.

Lembrei do caso porque li no Blog do Magno http://www.blogdomagno.com.br/templates/blogdomagno/index.php?cod_pagina=72449 que Luciana Azevedo deixará a Fundarpe. E será relocada para outro cargo no Governo do Estado. Ainda que Luciana seja inocente de tudo que é acusada, o mais sensato, justo e honesto com quem paga seu salário – eu e você – seria que ela jamais ocupasse outro cargo público até provar sua inocência. Meu medo é que ela ganhe uma coluna no jornal. Sim. Sarney, mesmo com todos os escandâlos e corrupção mais que provados, é colunista há anos da Folha de S.Paulo. O próprio Rubens Ricupero, depois de toda o Brasil ouvir de sua boca que ele não tinha escrúpulos, também ganhou uma coluna no jonral paulista.

Estamos no início do ano. Começo da gestão da Dilma e do segundo mandato do Eduardo Campos. Cabe a nós, sociedade, cobrar, denunciar, e não aceitar calado essas barbaridades. Afnal, o rock, entre outras coisas, serve também como instrumento de denúncia e – ainda que soe hiper ingênuo – lutar por um mundo melhor. Como diria um velhinho barbudo que nunca deixei de seguir: “roqueiros de todo o mundo, uni-vos”.

 

 

 

 

 

9 Comments

  1. TJ-mc rapper
    Posted 4 de janeiro de 2011 at 16h19 | Permalink

    E depois de tudo que noticiou na mídia sobre a Fundarpe, eis que abro o jornal de hoje e vejo depoimentos de várias pessoas ligadas a cultura, inclusive músicos, ELOGIANDO a administração recente do orgão responsável pela gestão da cultura em nosso Estado.
    Mais um absurdo e só mostra o grau de dependência e subserviência que artistas mantém com o poder, algo de fato bizonho e digno de pena, deprimente.
    Em outro jornal de hoje tambem vi uma nota de coluna social em que dois artistas reconhecidamente sócios e habitues das rodinhas políticas da cidade, passando o revellion com o principal responsável pela programação do carnaval de Pernambuco como convidado ilustre, olha só o nível de sofisticação a que chegamos para conseguir um bom lugar nos palcos da próxima festa momesca da cidade.
    Esse sentimento vil já enraizou na cultura e agora temos que aprender a conviver com isso. Quanto pior o soneto, melhor a emenda.

  2. Regis
    Posted 4 de janeiro de 2011 at 17h10 | Permalink

    lembro bem desse caso de Ricupero e sua confissão, mas de qualquer forma foram palavras apenas. A Fundarpe foi pior pois foram atitudes nocivas a sociedade, como os atrasos em pagamentos só para citar uma.

  3. Posted 4 de janeiro de 2011 at 17h39 | Permalink

    Esqueci de dizer que o Mundo Livre, em 96, fez uma música sobre o Caso Ricupero. Trata-se de “Militando na Contra-informação”, gravado em “Guentando a Oia”, segundo disco do grupo

  4. Posted 4 de janeiro de 2011 at 22h53 | Permalink

    Puta que pariu, essa foi das antigas. Eu lembro desse lance de Rubens Ricupero. Serviu e ainda serve pra que nos tenhamos dimensão do que os politicos acham do povo.

  5. Posted 5 de janeiro de 2011 at 17h02 | Permalink

    Não defendo Luciana, até porque acho que ela tambem tem responsabilidade, mas, parece que esse site quer “sataniza-la”, pois o problema da Fundarpe não se resume a sua ex-gestora, até por que as denuncias surgiram depois que a fundação dificultou(um pouco, na verdade) a distribuição dos recursos pleiteados por politicos e administrados por empresas do ramo, então, estamos perdendo tempo centrando fogo na Luciana, pois assim isentamos toda a cadeia malefica que usufrui desses recursos à decadas.

  6. Rose
    Posted 5 de janeiro de 2011 at 22h50 | Permalink

    o que foi dito sobre o caso Fundarpe é só a ponta de um grande iceberg, tem muito neguinho tomando lexotan para dormir, só pegaram os peixes pequenos. E se a presidenta afastada é tão boa, estava tudo tão bem, a Fundarpe era um exemplo de gestão, era só intriga da oposição, porque tiraram ela da Fundarpe? Mas um protege o outro e acharam outro lugar para ela, os interesses individuais e corporativos acima do interesse coletivo, maravilha!

  7. Pegasus Bomber
    Posted 6 de janeiro de 2011 at 10h29 | Permalink

    e o senhor Ariano Saussuna , que todos tem medo , entrou mudo e saiu calado nesse embróglio todo, cargo novo também, sempre cheio de opiniões , nada falou , alou Suassuna , o senhor faz o que na verdade além de dar aulas do que é certo e errado?!!!1!

  8. Posted 7 de janeiro de 2011 at 10h29 | Permalink

    Estam esquecidos que o sr. claudio humberto era o porta voz do Collor?E a filha do Sr. severino cavalcante ganhou a secretaria de Esporte, muita calma nessa hora.

  9. andré barbosa
    Posted 11 de janeiro de 2011 at 15h04 | Permalink

    eu não sei oq o jornalismo da band e a band tem com esse ricúpero, volta e meia ele aparece dando entrevista na band como se nada tivesse acontecido e como ele fosse um homem público de bem. se fosse na globo-timelife tudo bem mas na band, qual é a de mesmo band? ah!!! ia me esquecendo ministro, como anda seu amigão carlos monforte da globo-timelife? “descansando”? “entre nós pra não paracer presunçoso?”

One Trackback

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Bruno Negaum. Bruno Negaum said: – @reciferock: "tapa na orelha – fundarpe e a síndrome de rubens ricupero" -> http://bit.ly/fah22x […]

%d blogueiros gostam disto: