Conhecem a Orquestra Rockfônica e o bloco “Ta bom, a gente freva!”?

Quem deu a dica sobre a matéria do Orquestra Rockfônica foi do produtor André Frank na gravação do Observa & Toca no Estúdio no Casona. É um orquestra de frevo tocando clássicos do rock. 

Orquestra mistura rock com frevo e testa as fronteiras dos ritmos musicais
Por Bianka Carvalho

Músicos de várias tendências, mas ninguém com jeito de roqueiro. Tá na cara que rock não é a praia desse povo. Principalmente com eles todos maquiados como os integrantes da banda Kiss, clássica do rock mundial. Apesar de se dedicarem a outras linhas musicais, os integrantes da recém criada Orquestra Rockfônica de Frevo adoraram a idéia. O lance de tocar rock com arranjos de frevo e todo esse auê de se pintar para tocar, deu a chance de se dedicar a uma nova linha.

“Foi uma surpresa boa, porque é de uma banda que eu gosto muito esse lance da maquiagem. A idéia de tocar assim. Eu sou de uma geração que acompanhou o Kiss” , explicou Luiz Menezes, professor e um dos integrantes da orquestra.

Já para caroline, é tudo novidade. A banda Kiss surgiu na década de 70, muito antes dela ter nascido. “Nem conheço. Só ouvindo falar mesmo, televisão, essas coisas, mas nunca parei pra escutar, não”, disse.

Pra quem não tinha intimidade com o rock, eles até que se saíram bem. O pandeiro ajuda no improviso e, de repente, eles ficaram mais metaleiros do que nunca. Dá pra imaginar rock’n’roll sem guitarra, sem baixo, sem teclado?? Pois esse pessoal aqui imaginou. Clássicos famosos do rock mundial,a mesma energia, a mesma pulsação, até a mesma explosão!! Só no sopro e na percussão. Foi assim a criação da Orquestra Rockfônica.

O rock Satisfaction, do Rolling Stones, ganhou uma versão, totalmente ”fervística”. Para o maestro Ademir Araújo, tudo muito bom. Ele emprestou a experiência de 50 anos de frevo pra reger uma orquestra sem fronteiras. “O frevo tem um ritmo que recebe de bom grado qualquer gênero de música. a gente tá apresentando algo que não tá pensando em ser o melhor, mas tá abrindo perspectiva para a universalidade da música”, diz o experiente maestro.

Outro clássico, Rock’n’roll All Night, que a banda Kiss sempre canta no fim dos shows, também teve sua versão. A Orquestra acabou de nascer e já tá com a agenda cheia. “A ideia foi tão bem acolhida que a gente vai fazer o carnaval de Recife, pretende fazer Olinda”, diz André Frank, produtor e idealizador da orquestra. “A gente quer fazer o Brasil todo, tem convite de outras capitais, a gente tá aí tocando”, fala. O grande sonho da rockfônica, de toda a garotada da banda é fazer o rock in rio desse ano”, explica.

Agora é esperar que mais essa idéia louca, de misturar tudo num liquidificador sonora, dê bons frutos.

Bons sons!

Vi no Realejo de João Carvalho.

Atualizando… Já existe outro bloco parecido em Olinda: “Ta bom, a gente freva!
dica de RT @gazatti: cópia desse bloco: http://youtu.be/Ivj79nnSD1I RT @reciferock: Orquestra Rockfônica? http://bit.ly/fJ2udM (via @Realejo)

“Ja imaginou ouvir classicos do rock tocados por uma banda de frevo? É o bloco ” Ta bom, a gente freva!”, que desde 2009 se concentra ao lado do mosteiro de São Bento (olinda), no sábado de carnaval.

“I Feel Good” Frevo

Posted sexta-feira, janeiro 28th, 2011 under Notícias.

14 comments

  1. Isso deve ser medonho !
    como é que não pensaram nisso antes ????
    será que já existe uma forrofônica ?
    seria uma orquestra de frevo tocando forró ! sem sanfona, zabumba…rss.
    ou quem sabe um Bandestra de frevo? seria uma danda de rock tocando frevo ! sem sopro!!
    rsss

    bons sons !

  2. Pena que a ideia é copia do bloco “ta bom, a gente freva” que rola ha 3 anos em olinda. Tudo é copia: o conceito, o repertorio, a maquiagem… Inclusive o estandarte do bloco é a cara do Gene Simmons.

  3. Nossa que cara de pau hein? E o cara se diz idealizador? Uma imitação total do Bloco Ta bom a gente freva, surgindo 3 anos depois? Choquei.

  4. BOA, ROCK FONICA…

  5. O que André Frank me disse é que a Rockfônica é uma ideia que tem dez anos e que só agora teve apoio para colocar o bloco na rua

  6. Muuuuiiito Boooommmm!!!! :)
    Eu sou fã do Kiss desde 83!!
    Vocês podim postar esse video no site do Kiss: http://www.kissonline.com
    Bom pra vocês e para o Kiss!!
    Parabéns. Viva Olinda!!!

  7. Jason correia says:

    É foda , pense num lugar de filho da puta esse que moramos, já é uma bosta em opções e quando alguém faz algo , é copia, não presta , boa frank fuck the rest.

  8. uma apelação a mais uma a menos não mudará muito, achei deprimente e desinpirado, mais uma mutreta que em pouco tempo perde a graça, sem valor musical algum.((imagina quem está por tras disso, nem imagino))))

  9. Patético! patuscada de músico em época de carnaval pra ganhar uns trocados.

  10. jason vieira says:

    ja não vou perder mais tempo , sobre esse roubo intelectual que mais uma vez retrata uma alavanca chamada andré…..temos estandantes e esse vídeo postado legitimiza….sou um dos fundadores do ta bom agente freva e que reparte essa verdade com todos que por ventura vestem a falsa verdade e distribui a mesma…pessoal essa ideia é original e não pode ser repartida diante má fé e sim mediante a pessoas que defendem e curtem a verdade do nosso carnaval que não se traduz em roubo intelectual com fins não coniventes com a originalidade e gratuita distribuição de diversão!!!

  11. Manuel Francisco says:

    onde a rockfônica vai sair?!

  12. Realmente foi descarado a copia. Tá bom agente Freva é um bloco de amigos já está no terceiro ano. Esse é o ORIGINAL

  13. Galera, vamos deixar de discussão besta, e vamos escutar e por em prática as palavras do mmaestro, durante a entrevista.

    Abraço forte e bom carnaval 2011.