Do JC: Músicos protestam contra ‘pouco espaço’ dado a artistas locais na programação do Carnaval

Por Guilherme Moura em 24 de fevereiro de 2011

Desculpem se vai ficar meio repetitivo esse assunto aqui no site, mas esse assunto não pode passar batido. Essa programação de carnaval do Governo/Empetur está uma vergonha. Os dois textos do Jc Online:

Músicos protestam contra ‘pouco espaço’ dado a artistas locais na programação do Carnaval
Publicado em 24.02.2011, às 11h59 – Do JC Online

Integrantes do Fórum Permanente de Música de Pernambuco se reuniram, nesta quinta-feira (24), na Torre Malakof, no bairro do Recife, para a realização de um ato simbólico. Eles questionam o “pouco espaço dado a artistas locais” na programação do Carnaval 2011 nos polos de animação do Governo do Estado. Entre os artistas que presenciaram a reunião, estão Irah Caldeira e Claudionor Germano. O próximo encontro sserá na próxima segunda-feira (28), às 10h, na Praça do Arsenal.

De acordo com os músicos, o edital lançado pela Fundarpe no final do ano passado não está sendo respeitado e a política utilizada para a contratação das atrações vai contra o que vinha sendo colocado em discussão nos últimos meses. Segundo Adriano Araújo, um dos integrantes do Fórum, os artistas foram submetidos a uma curadoria para selecionar quem seria contratado e isso não está sendo cumprido. “Nada contra os artistas de fora, é preciso que haja essa interação. O que causa estranheza é quando você pega a grade e vê uma hegemonia de artistas de fora – alguns com cinco ou seis shows – que não era a regra que era adotada (sic)”, disse o músico.

Para o produtor cultural e documentarista Anselmo Alves, “durante 12 anos, pressão dos músicos conseguiu fazer do Recife e de Pernambuco uma referência cultural. Agora, com essa grade, tem umas poucas pessoas boas e o resto é lixo”. E completa: “a matriz do carnaval está na miséria”, disse, referindo-se a grupos populares antigos que atualmente não têm oportunidade de mostrar seu trabalho nos palcos públicos. A mobilização dos artistas está sendo realizada principalmente nas redes sociais da internet.

Betinho, do Movimento Popular de Música, questionou a divulgação do Carnaval como “multicultural” pelo Governo do Estado. “O governador é manipulador, é bom de discurso. Se os aliados dizem que esse carnaval é multicultural, imagina o que ele vai dizer”, declarou. Para ele, sem a presença dos artistas das comunidades, não há uma verdadeira representação do povo.

O Fórum não tem a intenção de mudar a programação do Carnaval. De acordo com os artistas, o ato é apenas uma tentativa de sensibilização. Na reunião, foi formada uma comissão com oito membros representantes de várias categorias de artistas do estado, responsável por elaborar e enviar um documento à Secretaria de Cultura. O objeitvo é questionar o motivo do desrespeito ao edital da Fundarpe.

fonte: http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2011/02/24/musicos-protestam-contra-pouco-espaco-dado-a-artistas-locais-na-programacao-do-carnaval-258702.php

….

Empetur diz que grade do Carnaval tem 71% de artistas do Estado
Publicado em 24.02.2011, às 17h22 Do JC Online

Em resposta ao questionamento dos integrantes do Fórum Permanente de Música de Pernambuco sobre o pouco espaço dado a artistas locais na programação do Carnaval 2011 nos polos de animação do Governo do Estado e o não cumprimento dos editais de cultura, a Empetur divulgou nota oficial na tarde desta quinta-feira (24).

Na nota, a Empetur afirma que “a grade artística apresentada pelo Governo contempla todos os ritmos brasileiros, com grande destaque para os artistas pernambucanos. Para a montagem, dialogamos com as prefeituras e com a Fundarpe, utilizando as inscrições nos editais de cultura como referência para os palcos.  Serão 209 shows, sendo 149 deles realizados por artistas pernambucanos (71%). Além disto, estamos apoiando o Carnaval dos 19 municípios polo, fortalecendo os cortejos de chão, que são a verdadeira tradição carnavalesca do Estado”, traz a nota.

O governo afirma ainda que todas as contratações foram realizadas obedecendo às regras da Política de Fomento da Empetur e as orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), segundo relatório do conselheiro Marcos Loreto.

MANIFESTO – Os artistas se reuniram, na manhã desta quinta, na Torre Malakof, no bairro do Recife, para a realização de um ato simbólico. Na reunião, foi formada uma comissão com oito membros representantes de várias categorias de artistas do estado, responsável por elaborar e enviar um documento à Secretaria de Cultura. Entre os artistas que presenciaram a reunião, estavam Irah Caldeira e Claudionor Germano. O próximo encontro será na próxima segunda-feira (28), às 10h, na Praça do Arsenal.

fonte: http://jc.uol.com.br/canal/lazer-e-turismo/noticia/2011/02/24/empetur-diz-que-grade-do-carnaval-tem-71_porcento-de-artistas-do-estado-258776.php

One Trackback

  1. […] This post was mentioned on Twitter by reciferock, Luísa Endo and Michelly Oliveira, Danilo Almeida. Danilo Almeida said: Óia eu ali no protesto! :) http://bit.ly/ifQxEV […]

%d blogueiros gostam disto: